Annie Leibovitz

domingo, dezembro 04, 2016

"Eu me contento em fazer 5 boas fotos por ano"

  Considerada a mais importante fotografa viva e a mais bem paga, ao longo de sua carreira retratpu lendas como mick Jagger, michael jackson e bod dylan, com quem fez algumas de suas capas iconicas, ela convenceu demi moore posar nua e grávida de sete meses e fotografou Whoopie Goldberg numa banheira cheia de leite.




   Annie começou a se interessar por fotografia praticando em um quarto escuro  da Base Aérea de Clark nas Filipinas, onde seu pai estava durante a guerra do vietnã. Em 1971 ela recebeu a licenciatura em Belas Artes do instituto de Arte de San Francisco. Começa a trabalhar com Ralph Gibson e se apresenta para trabalhar na Rolling Stone contratada por Jann Wenner. Dois anos mais tarde é promovida a Fotógrafa-chefe, cargo que ocupou por 10 anos dos quais produziu 140 capas para a revista.

  Em 08 de Dezembro de 1980 fotografa John Lennon e Yoko em seu apartamento para a capa da Rolling Stone 4 horas antes de ser assassinado na entrada de seu prédio em NY, a revista que levava a capa foi lançado em 22 de Janeiro de 1981, sem manchetes.



 Em 1983 entra para Vanity Fair, pedindo mais de US$ 2 milhões por ano. em 1988 recebe o premio Clio por uma campanha para a American Express.

  Em 1990 funda a Annie Leibovitz Estúdio em NY. em 1991 torna-se a primeira mulher a expor na National Portrait Gallery, em Washington DC. Desde 1995 é dedicada a retratar os atores para The hollywood issue, edição da Vanity Fair publicada todo ano em Março. Em 2006 Fotografa para The Green issue com Julia Roberts, George Clooney e Al Gore.

   Além de seus retratos de celebridades ela tem trabalhos de fotografia documental  e fotografias de paisagens, contratada pela editorial Condé Nast Publications desde 1993. Realizou em Sarajevo em 1990 uma serie fotográfica retratando a guerra dos Balcãs tirando a famosa foto ¨Fallen Bicycle of Teenage Boy Just Killed by a Sniper". Imortalizou  o gabinete de George W. Bush, logo após o 11/09 .


   A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos premiou com o Titulo de LENDA VIVA e a revista American Photo nomeando-a como artista mais influente do nosso tempo.
Relacionou-se com a escritora Susan Sontag desde 1988 até sua morte em dezembro de 2004. Leibovitz a fotografou em seu leito de morte, e fez também uma coleção que inclui retratos aconpanhando o declínio



"Senão tivesse a minha câmara para me lembrar constantemente que estou aqui para fazer isto. Teria descarrilado, penso eu. Teria esquecido a minha razão de existir." Annie Leibovitz 



You Might Also Like

0 comentários

Subscribe